A emergência da psicopedagogia como ciência
De acordo com alguns autores as práticas psicopedagógicas se centram no processo de ensino-aprendizagem, embora outros as descrevem pela intervenção dos aspectos prejudicados e preservados do processo de aprendizagem.
Levando em consideração as circunstâncias especiais do fazer psicopedagógico, adotou se assim uma metodologia de pesquisa voltadas as idéias de Boaventura Souza Santos, poi segundo ele o conhecimento pós-moderno é constituído com bases em uma pluralidade metodológica, destacando ainda que método é uma linguagem e a realidade responde na língua em que é perguntada.
Santos ainda alerta que, levando em consideração a fase de revolução científica que atravessamos, tal pluralidade de métodos só é possível mediante uma transgressão metodológica, repercutindo nos estilos e gêneros literários que presidem a escrita científica.
Assim para simplificar o estudo, a Psicopedagogia se caracteriza por um raciocínio diagnóstico e uma metodologia de intervenção, e assim buscar o sujeito na relação com o objeto de conhecimento; considerar sujeito e objeto como entidades indissociáveis; conceber o sujeito em seu contexto sociohistórico; e ter a clínica das dificuldades de aprendizagem como espaço privilegiado para o desenvolvimento das teorias psicopedagógicas.
Para finalizar é bom relembrar que a aprendizagem humana em sua complexidade exigi uma postura investigativa integradora dos vários saberes que tratam da vida humana, e assim com base nesse importante principio fundamental a Psicopedagogia pode se constituir e