A emergência da psicopedagogia como ciência
Caro aluno leia atentamente o artigo de Nádia Aparecida Bossa sobre a Emergência da Psicopedagogia como ciência e faça um resumo do texto.
A obra traz o conceito de Psicopedagogia na concepção de vários autores, como também, seu objeto de estudos e suas teorias que embasam o trabalho psicopedagógico. Define que a forma de abordar o objeto de estudo pode assumir características específicas, a depender da modalidade: clínica, preventiva e teórica. Caracteriza como o movimento da Psicopedagogia Argentina tem influenciado na prática no Brasil, bem como, define sua área de atuação: institucional e clínica.
Os diversos autores que tratam a psicopedagogia enfatizam seu caráter interdisciplinar. Reconhecer tal caráter significa admitir a sua especificidade enquanto área de estudos. Considera suas implicações na prática, portanto, a Psicopedagogia não pode ser pensada como uma aplicação da Psicologia à pedagogia, para encontra sua definição, Bossa sugere pensar nos objetos de estudo da psicopedagogia, pois conhecer os fundamentos da Psicopedagogia implica em refletir sobre suas origens teóricas, ou seja, revisar velhos impasses conceituais subjazentes à ação e à atuação da Pedagogia e da Psicologia no aprender do fenômeno educativo.
Bossa fala no movimento da psicopedagogia no Brasil que se remeteu ao seu histórico na Argentina e diferem-se em alguns pontos, sobretudo no que se concerne a prática, como também, que a psicopedagogia clínica procura compreender de forma global e integra os processos cognitivos, emocionais, culturais, orgânicos e pedagógicos. Já a psicopedagogia institucional trabalha na construção do conhecimento do sujeito, que, é a instituição com sua filosofia, valores e ideologia.
Finalizando sua obra, Nadia Bossa, fala da aprendizagem humana e sua complexidade, as quais exigem investigação. Considera que a ação psicopedagógica se estruturou da integração do conhecimento de psicologia, psicanálise, Pedagogia,