A educação no Brasil atual
A educação pública brasileira é um tema discutido há anos e mesmo assim, nada mudou de lá para cá. Falta investimento, interesse por parte dos governantes e apoio aos profissionais.
Entra ano e sai ano e as discussões são as mesmas. Lutas constantes, descasos também. O Brasil é marcado pela luta dos profissionais há décadas algumas melhorias podem ser vistas, porém não são suficientes para alcançar a tão sonhada educação de qualidade.
O ideal seria que houvesse interesse por parte dos governantes em formar cidadãos munidos de conhecimento, porém não é bem esse o cidadão que eles querem, pois cidadãos conscientes, críticos e participativos não são manipulados, não são “comprados” por saberem e almejarem sempre o certo e o melhor para a sociedade.
Um fato que exemplifica essa realidade caótica é a atual luta dos profissionais da educação da rede Municipal de Cachoeiras de Macacu, onde os mesmo lutam por melhorias na rede de ensino em todos os aspectos. Falta o básico para os alunos, da merenda ao uniforme escolar. Salário abaixo do piso Nacional, salas lotadas, falta de profissionais enfim, inúmeras são as reivindicações que se perduram, mas que com muita luta vêm mudando.
Em algumas áreas pobres do Brasil como Coral dos Alves, no Piauí o ensino público é de primeiro mundo, com médias melhores que as de escola particulares e aprovando a maioria dos alunos no vestibular.
Sendo assim, fica claro que é possível se ter educação de qualidade, mas que para isso é preciso reconhecer que não tem outra forma de ter um futuro melhor sem ser pela educação. Quando ela for o fator primordial para o Governo Nacional, vai acontecer a grande diferença, a grande melhoria por todo país.