a educação no brasil nos dias atuais
As críticas externas ao sistema educacional cobram dos professores cada vez mais trabalho, como se a educação, sozinha, tivesse que resolver todos os problemas sociais.
A qualidade da educação está fortemente aliada à qualidade da formação dos professores. O que o professor pensa sobre o ensino determina o que ele faz quando ensina. O desenvolvimento dos professores é uma precondição para o desenvolvimento da escola.
As mudanças só acontecerão quando a formação dos professores deixar de ser um processo de atualização e, ser, um processo de aprendizagem, como um ganho individual e coletivo.
Estamos longe de atingir a meta de alfabetizar todas as crianças até os 8 anos de idade, o índice de aprovação dos estudantes brasileiros na média de 0 a 10, tiveram uma pontuação média de 4,6 em 2009, a meta do país é chegar em 6 até 2022.
Outra dificuldade que se encontra no ensino escolar hoje é a falta de professores em determinadas áreas da educação, o professor tem de dar aula em outras salas pela falta de professor, ensinando algo que não estudaram na graduação.
Alguns alunos de hoje não estão mais interessados em aprender e sim alcançar a média para passar de ano, pois aprender se tornou uma obrigação e não um desejo.
A formação do Brasil implica necessariamente na estruturação de nosso modelo