Educação na colonização do brasil até os dias at uais
Gisele Santos de Oliveira
Prof.ª Carolina Pasa Viana
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Licenciatura em Ciências Biológicas (BID 0200) – História da Educação
15/06/2012
RESUMO
Esta pesquisa tem como objetivo expor como ocorreu o processo de educação no Brasil, desde 1549, com a chegada dos jesuítas no Brasil, até os dias atuais, não citando todos os momentos e aspectos dos processos, mas apenas momentos mais marcantes.
Em pesquisa realizada em artigos disponíveis na internet descreve-se as características da educação na colonização no Brasil, seu desenvolvimento na ditadura militar e na comparação com as características da educação atual. Constata-se que em 1549 por meio dos jesuítas, liderados pelo Padre Manoel da Nóbrega, iniciou-se as primeiras relações entre o Estado e a educação, onde a educação era religiosa e direcionada principalmente aos índios. Em 1759 com as reformas feitas pelo Marques de Pombal os jesuítas foram expulsos, passando o ensino a ser público e desvinculado à religião e com conteúdos baseados nas cartas régias. Desde este período até os dias atuais foram realizadas muitas reformas destacando-se as de Benjamim Constant (1890), Epitácio Pessoa(1901), Rivadávia Correia (1911), Carlos Maximiliano (1915),João Alves da Rocha Vaz (1925), Francisco Campos (1932),Gustavo Capanema (1946) e as Leis de Diretrizes e Bases de1961, 1968, 1971 e 1996 .Com base nesta pesquisa conclui-se que houveram muitas mudanças e algumas características ainda se mantém.
Palavras-chave: Educação. História. Evolução.
1 INTRODUÇÃO
Após a chegada dos portugueses ao território brasileiro, a população nativa sofreu influência principalmente no modo de vida e na educação, que eram muito diferentes dos existentes em Portugal. A única forma de organização existente era a indígena, com sua língua e cultura próprias. Com a vinda dos portugueses para o Brasil, o