O ensino religioso na educação do brasil: da colonização aos dias atuais
Silmara Rodrigues Rocha (*)
Resumo
Este trabalho faz uma abordagem sobre o contexto histórico da educação religiosa no Brasil, desde o período colonial, com a chegada dos portugueses, até os dias atuais, onde existem grandes questionamentos sobre o estudo do ensino religioso nas escolas brasileiras, principalmente, nas escolas públicas. Com este estudo, será possível observar como o assunto é tratado na Lei 9394/96 – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e na Constituição Federal e quais as polêmicas surgidas em torno dele. Também poderão ser observadas as diferenças de como lidar com a questão do estudo do Ensino Religioso de antes e o de agora, e a forma e a intenção em que esse ensino era transmitido às pessoas. O presente estudo também enfatizará a importâncias do Ensino Religioso para o ser humano, onde o Ensino Religioso deve respeitar a pluralidade cultural e religiosa do cidadão e o fenômeno religioso enquanto objeto de estudo desse saber, é investigado de forma científica, tendo em vista que esse saber será oferecido nas escolas com referencias para a formação humana.
Palavras chave: Ensino Religioso. Brasil. Educação.
1. Introdução
Falar sobre Ensino Religioso é muito fascinante e instigador. Saber como se deu o início deste ensino no Brasil e o seu desenvolvimento é de extrema importância para o estudo e seu aperfeiçoamento.
A questão do estudo do Ensino Religioso no Brasil suscita muitas discussões, principalmente, quando se faz um retrospecto, abordando desde a colonização, equiparando aos dias atuais.
Com base nas assertivas, a presente pesquisa abordará sobre a trajetória do Ensino Religioso no Brasil, desde o período colonial, com a chegada dos portugueses, até os dias atuais, quando o referido ensino é regido por leis e normas.
A princípio, será abordado sobre o Ensino Religioso no Brasil no período Colonial. Logo após nos períodos imperial, republicana,