A situação atual da educação no Brasil
A história da educação no Brasil inicia-se no período colonial, quando começam as primeiras relações entre o Estado e Educação, através dos Jesuítas. Quando se fala desse processo educacional é impossível não se lembrar das Companhias de Jesus, que implementaram um sistema europeu de se educar que foi sobreposto à simplificada, mas existente, educação que havia entre a população indígena. Nesse período Dom João III foi o responsável pelas negociações com os padres jesuítas para que fosse instituída a catequese nas populações indígenas, como uma maneira de difundir a religião católica trazida pelo europeu, passando a não ser visto como correto os costumes e a cultura do povo nativo.
Durante 300 anos esse panorama continuou basicamente o mesmo, no qual os indígenas e agora também os escravos vindos da África não possuíam nenhum direito a educação e os homens brancos que tinham interesse em se instruir partiam para estudar na Europa.
Com a Família Real no Brasil pensou-se que a Educação teria um impulso, ainda mais com a criação das Academias Miliares, mas foi em vão, pois a mesma continuou no plano secundário. Para se ter uma noção, nesta época, México e Lima já possuíam suas universidades, enquanto no Brasil, a Universidade Do Amazonas, que é a considera a mais antiga, surgiu só 1909.
Próximo marco histórico viria com o Império, que trouxe em sua Constituição de 1824 o princípio da