Química
SIMULAÇÃO DA CHUVA ÁCIDA
QUÍMICA AMBIENTAL
Osvaldo Cruz 27/02/2014
SUMÁRIO
2. MATERIAIS:
2 kitassatos mangueira 2 rolhas
Fio de cobre
Azul de bromofenol
Folhas ou pétalas de flor
HNO3 1:1
Cobre metálico
1 Béquer
3. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
Primeiramente, separamos os materiais necessários na bancada de forma organizada. Em seguida, colocamos o cobre metálico e por último o ácido nítrico (HNO3) em um dos kitassatos que chamamos de A na proporção 1:1 (40 ml de água e 40% de HNO3), ligado à mangueira no outro kitassato (B) com solução indicadora de pH azul de bromofenol. No kitasssato A e B, colocamos uma rolha em ambos, mas no kitassato B onde se tem a solução azul de bromofenol, prendemos na rolha com a ajuda do fio de cobre umas pétalas de flores de hibisco.A partir desse kitassato B, na rolha puxamos uma mangueira até um béquer contendo água destilada.
4. RESULTADOS
Após ter feito todo esse esquema sobre a bancada, e colocado no kitassato A, HNO3 (1:1) junto com o cobre metálico, observou-se que gerou um gás meio alaranjado (NOx) que passava pela mangueira e ia até o kitassato B onde estavam as pétalas. E esse gás tomava todo o segundo kitassato e pela pressão exercida sobre ele, saía bolhas no béquer ao lado com água destilada. O indicador que era vermelho produziu uma fumaça alaranjada, com a reação do gás sobre as pétalas no kitassato B elas ficaram murchas.
Depois dessa demonstração anotou-se o valor do pH da solução de azul de bromofenol dentro do kitassato B estando ácido (pH 3), já que o seu pH era 12, fora do kitassato, logo indicando que ficou mais ácido. Assim como a água contida no béquer que é de pH neutro, ficou levemente ácida, com pH 6.
5. CONCLUSÃO
Finalmente, após todo esse processo de simulação da chuva ácida, verificou-se sim que os gases agem sobre as pétalas fazendo o processo de oxidação sobre elas. Percebeu-se