A atual Situação da Educação no Brasil
INTRODUÇÃO
Ao falar da educação brasileira vale apena lembrar que, só em meados do século xx começou a expansão de escolarização básica no País, e que na rede publica o crescimento se deu ao final dos anos 1970 e 1980.
Não se pode negar que o Brasil passou por varias mudanças significativas, em termos educacionais, a um crescente numero de pessoas que tem acesso a rede publica de educação, assim como o nível médio de escolarização.
O Brasil é citado como exemplo quando comparado com alguns países, tem obtido resultados positivos em melhora nos níveis de educação.
Apesar disso ainda há muito para fazer. Esse trabalho tem como objetivo discorrer sobre alguns dos principais pontos positivos e negativos em relação ao cenário educacional Brasileiro.
DESENVOLVIMENTO
Um relatório divulgado no inicio desse ano pelas Organizações das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, (UNESCO) aponta que o Brasil aparece em 8° lugar entre os Países com o maior numero de analfabetos adultos. Ao todo foram analisados 150 Países.
Em todo o mundo, segundo o 11° relatório de monitoramento global de educação para todos da UNESCO, há cerca de, 774 adultos que não sabem ler nem escrever, dos quais 64 são mulheres. Alem disso, 72 deles estão em dez Países, como o Brasil. Essa triste lista é liderada pela índia, segundo vem china, e Paquistão cuja cultura reprime a mulher ao acesso a escola.
O estudo também apontou os principais desafios da educação no Brasil e no mundo; Constatou-se que no Brasil, menos de 10% dos professores estão fazendo cursos de capacitação, custeados pelo governo 20% dos jovens que concluem o ensino fundamental não dominam a leitura e a escrita. Não bastante dos problemas na estrutura de escolas, ou á não permanência dos educandos na sala de aula, ainda os professores recebem menos que o piso salarial.
O bom censo nos