A educação infantil
[...] o brincar proporciona a troca de pontos de vista diferentes, ajuda a perceber como os outros o vêem, auxilia a criação de interesses comuns, uma razão para que possa interagir com o outro. Ele tem em cada momento da vida da criança, uma função, um significado diferente e especial para quem dele participa. (Craidy & Kaercher, 2001,p.105).
As diferentes aprendizagens se dão por meio de sucessivas reorganizações do conhecimento, e este processo é protagonizado pelas crianças quando podem vivenciar experiências que lhes forneçam conteúdos apresentados de forma não simplificada e associados a práticas sociais reais. É importante marcar que não há aprendizagem sem conteúdos. (MEC, 1998, p. 48)
O jogo estabelece relações entre parceiros, e estrutura o grupo. A criança aprende a respeitar a ordem até chegar a sua vez de jogar ( esta aquisição é bastante lenta, e muitos adultos ainda têm dificuldades para esperar a sua vez), descobre o estímulo, desenvolve a paciência, o domínio de si própria. (Aberkaneau e Berdonneau, 1997, p.44).
É importante, que desde o maternal, se proponha ás crianças problemas que façam parte de suas vivências. A partir do jardim A, é útil que as crianças começam a codificar os problemas que estão resolvendo, assim como suas soluções. O professor, após fazer com que as crianças destacam os elementos essenciais que constituem o problema, pode traduzir todas estas informações pra uma representação simbólica. Por outro lado, as crianças produzirão sozinhas a