Descolonização afroasiática
No seguinte trabalho será apresentado os processos, os movimentos ocorridos e as principais pessoas envolvidas na descolonização Afroasiática.
Como os Estados Unidos e outros países como Portugal, tiveram grande influência nesse projeto.
Individualmente ou em duplas, os alunos deverão pesquisar os itens abaixo sobre a Descolonização Afroasiática: 1. Explique como a Queda da Bolsa em 1929, influenciou no processo da descolonização Afroasiática.
Em 1929, a bolsa de valores de Nova York, centro financeiro do sistema capitalista, sofreu a sua pior baixa, que se alastrou com intensidade por todas as nações a ela ligada. Mais uma vez, as principais potências colonizadoras foram profundamente afetadas. Por outro lado, nas colônias africanas e asiáticas, uma lenta e continua tomada de consciência do seu papel histórico e de suas metrópoles amadurecia cada vez mais. A fragilização dos dominadores alimentava a esperança dos dominados em obter sua própria liberdade. 2. A Conferência de Bandung impulsionou a descolonização Afroasiática? Como?
Em 1955, a Conferência de Bandung, na Indonésia, debateu os problemas do Terceiro Mundo e a questão do não-alinhamento, reunindo vinte e nove nações afro-asiáticas, que declararam apoiar o anticolonialismo e combater o racismo e o imperialismo.
Bandung substituiu o conflito leste-oeste qntre capitalismo e socialismo pelo norte-sul entre os países industrializados ricos e os países pobre e exportadores de produtos primários. As nações reunidas definiram publicamente quatro objetivos básicos:
• ativar a cooperação e a boa vontade entre as nações afro-asiáticas e promover seus mútuos interesses;
• estudar os problemas econômicos, sociais e culturais dos países participantes;
• discutir a política de discriminação racial, o colonialismo e outros problemas que ameaçassem a soberania nacional;
• definir a contribuição dos países afro-asiáticos na promoção da paz mundial e na cooperação internacional.