A educação infantil europeia no século
CURSO DE PEDAGOGIA
ORGANIZAÇÃO E METODOLOGIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL
Profª Ms. Marinês Lopes Fernandes Menegheti
Resumo do capítulo IV – A educação infantil europeia no século XX, do livro Educação Infantil – fundamentos e métodos, de Zilma de Moraes Ramos de Oliveira
- O século XX começou com diversos avanços no campo do estudo científico da criança. O psicólogo francês Alfred Binet defendeu, em 1898, a ideia de “psicologia experimental” e deu início à elaboração de escalas e testes de avaliação das funções psicológicas que influenciaram gerações de educadores.
- Após a Primeira Grande Guerra Mundial, com o aumento de órfãos e a deterioração ambiental, as funções de hospitalidade e de higiene exercidos pelas instituições que cuidavam da educação infantil se destacaram. Programas de atendimento a crianças pequenas para diminuir a mortalidade infantil passaram a conviver com os programas de estimulação precoce nos lares e em creches, orientados por especialistas da área da saúde.
- A sistematização de atividades para crianças pequenas com o uso de materiais especialmente confeccionados foi realizada por dois médicos interessados pela educação: Ovídio Decroly e Maria Montessori.
- Decroly (1871-1932) médico belga, trabalhando com crianças excepcionais, elaborou em 1901, uma metodologia de ensino que propunha atividades baseadas na ideia de totalidade do funcionamento psicológico e no interesse da criança.
- Defendia um ensino voltado para o intelecto. Preocupava-se com o domínio de conteúdos pela criança, mas via a possibilidade de encadeá-los em rede, organizados ao redor de centros de interesse, em vez de serem voltados para as disciplinas tradicionais.
- É conhecido pela defesa da rigorosa observação dos alunos, a fim de classificá-los e distribuí-los em turmas homogêneas.
- Maria Montessori (1879-1952), psiquiatra italiana, trabalhando em Roma com crianças deficientes mentais, produziu uma metodologia de ensino com base nos