educação infantil
Iojdpawepocin- t9rae
Oihcamp ir liberdade, meio e fim, assim é constituída a pedagogia oitocentista.
Em países da Europa, formou-se uma ideologia de liberdade, e a pedagogia foi conjugada a essa ideologia, isso porque, os contrastes da pedagogia e da educação que regem a sociedade, era utilizada com pensamento para alguns autores, a formação de uma sociedade com força comum e como complemento. Essa, está ligada também ao positivismo e ao socialismo, quase sempre vista como emancipação, com isso, a educação torna-se essencial.
Porém, não foram só esses aspectos que fizeram a pedagogia ganhar impulso no século XIX, vertentes mais filosóficas criaram uma pedagogia bastante critica, e também as artes.A escola como instituição se fortalece durante o século e torna-se um âmbito articulado. A ideologia então, é o aspecto mais forte, mas a pedagogia teve muitas outras contribuições, e numa junção de tudo isso entendemos o motivo pelo qual o oitocentismo foi o "século da pedagogia", alimentado pela criatividade e pela riqueza da pedagogia/
FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL
ANA CAROLINA SANTOS CAVALCANTI
MARÍLIA 2015
O texto Educação Infantil: fundamentos e métodos apresenta que durante muito tempo, o cuidado e a educação das crianças foram vistas como responsabilidade dos pais, especificamente da mãe.
Entre os séculos XV e XVI novos modelos educacionais foram estabelecidos para responder as necessidades surgidas com o desenvolvimento da sociedade européia. O Renascimento, de uma forma geral, estimulou o surgimento de novas visões sobre a criança e sua educação.
Em meio a transformação da sociedade européia, condições sociais adversas eram freqüentes. Em resposta a essa situação, foram sendo organizados serviços de atendimento a crianças abandonadas ou cujos pais eram