A educação helenistica
Resenha
A educação helenística iniciou-se no império de Alexandre, e apesar da desintegração e divisão do império de Alexandre após sua morte, seu ideal de educação, que se baseava na idéia de uma cultura que englobasse todo o mundo civilizado perdurou.
O Helenismo representa a consolidação do modelo de educação idealizado e estruturado pelos gregos, onde se tem o pensamento que a educação é um processo de construção consciente.
A educação helenística se divide em cinco etapas: O Lar, a Escola Elementar, a Escola Gramatical, o Serviço Efébico e o Ensino Superior, ou seja, a Retórica ou a Filosofia.
O Mousêion é a maior instituição de educação no mundo de educação helenística e pode ser encontrado em Alexandria. O Mousêion representa um passo decisivo na história da educação, pois o mesmo veio com a idéia de sistematizar e fixar a convencional divisão entre o ensino elementar e a escola gramatical.
Neste período a educação passa a ser pública, somente a preparação dos Efebos continua responsabilidade do estado, e a Paidéia converte-se em enciclopédia.
A Paidéia é a própria educação do homem grego em ação, portanto tinha como finalidade a formação do cidadão grego na sua totalidade. Com efeito, a educação do homem grego, desde as suas origens, sempre esteve pautada num ideal bem definido que é desenvolver o processo civilizatório do homem social, portanto, político. Daí a Paidéia, é a educação do homem grego, ter como ponto de partida estrutural a trindade: O Poeta, O Homem do Estado e o Sábio.
1º Semestre de