Helenismo
Helenístico
Instituto Mendonça da Costa Educacional
Aluna: Sara Carneiro
Turma: CN-08/13
Professora: Jamille Rangel
Durante esse período a educação grega sofreu grande influencia das civilizações que passaram a dominá-la. E com o passar do tempo à educação grega que antes buscava a formação de uma individualidade perfeita e independente, passou a valorizar a educação mais utilitarista que preparasse o aluno para a vida privada e pública.
Assim a educação helenística apresenta-se com um aspecto mais literário abrindo espaço para o conhecimento científico descuidando em parte da educação física que visava anteriormente à perfeição estética e a preparação militar. Exigindo dos alunos então um conhecimento enciclopédico, ou seja, de conhecimentos gerais, para assim então a formação do homem culto.
A educação física era praticada em ginásios e tinham como objetivo agora a preparação atlética e não mais preparação militar. Já a educação intelectual era ministrada em colégios nexos por intermédio de mestres permanentes. O ensino superior era ministrado nas escolas de Retórica e de Filosofia, e nas instituições de formação e de investigação científica.
As escolas de Retórica foram as de maior frequência, pois proporcionavam conhecimento e recursos próprios para o exercício de funções administrativas e políticas. Já as instituições científicas tinham como o objetivo o ensino do domínio das matemáticas, da Astronomia, das Ciências Naturais, da Medicina, da História e da Filosofia, excluindo o estudo de Direito.
As escolas de Filosofia eram diferentes entre sim eram hostis às escolas de Retória e rivais entre sim, cada uma especificando sistemas e conceções.
A formação intelectual tornou-se privilégio de indivíduos favorecidos pelas condições de nascimento e fortuna. Deixando o ideal de ser doutrinal para se tornar informativo, ou seja, de instrução de conhecimentos em diversas ciências.
O Ensino e as Disciplinas
Foi nesse período que se