TRABALHO EDUCA O NA GR CIA FINALIZADO
HISTÓRIA
DA
EDUCAÇÃO
MAGISTÉRIO 2015
ALUNAS:
Karina
Rosane
Rose
Gabriela
Elaine
Lucinéia
Patrícia
Juliana Elisa
Daniela
Fernanda
Trabalho : Educação na Grécia
Professora: Maiz
EDUCAÇÃO NA GRÉCIA
FORMAÇÃO DO CIDADÃO, DO GUERREIRO:
Educação Grega: O termo pedagogia é de origem grega e deriva da palavra paidagogos, nome dado aos escravos que conduziam as crianças à escola. Somente com o tempo, esse termo passou a ser utilizado para designar as reflexões feitas em tomo da educação. A Grécia é considerada como berço da pedagogia porque é justamente onde inicia as primeiras reflexões acerca da ação pedagógica.
A inteligência crítica se sobrepõe às explicações puramente religiosas e místicas.
Ou seja, a educação abandona as leis religiosas, e passa a seguir o caminho da razão autônoma (intelectual).
Surgem os sofistas, os primeiros professores profissionais conscientes da história, fundadores do intelectualismo, do individualismo e do subjetivismo na educação.
O principal objetivo da educação grega era preparar o menino para ser um bom cidadão. Já as meninas não recebiam qualquer educação formal, mas aprendiam os ofícios domésticos e os trabalhos manuais com as mães.
Os gregos antigos não se preocupavam com uma educação técnica, apenas preocupavam-se em defender e adquirir novos territórios.
Educação no Período Homérico: Na época da aristocracia guerreira a educação tinha como objetivo a formação do nobre e visava o preparo para Guerra e para a capacidade de falar com facilidade. A educação era ministrada nos palácios, através de exercícios físicos, manejamento de armas, músicas, dança e cânticos.
A criança nobre permanência em casa até aos sete anos, depois era enviada aos palácios de outros nobres para aprender como escudeiro o ideal cavalheiresco. Nos palácios eram encontrados preceptores para dar uma formação integral baseada no afeto e no exemplo, esses preceptores eram clássicos das figuras de Fênix, preceptor Aquiles e o mestre Telêmaco. E