Principais Fen Menos De Polui O Atmosf Rica
1.1 - MONÓXIDO DE CARBONO.
O monóxido de carbono, CO, quando um carbono ou um composto orgânico queima em um ambiente com pouco ar, como acontece com cigarros e em motores de automóveis mal regulados. Ele é produzido comercialmente como gás de síntese pela reação de reforma. O monóxido de carbono é o anidrido formal do ácido fórmico, HCOOH, e o gás pode ser produzido no laboratório pela desidratação do ácido fórmico com ácido sulfúrico concentrado a quente.
O monóxido de carbono é um gás incolor, inodoro, inflamável, quase insolúvel e muito tóxico, que condensa em um liquido incolor a – 90ºC. Ele não é muito reativo, em grande parte porque sua entalpia de ligação (1.074kJ.mol-1) é maior do que qualquer outra molécula. Entretanto, ele é uma base de Lewis e o par de elétrons isolado do átomo de carbono forma ligações covalente com os átomos do bloco d e com íons. Também um ácido de Lewis, porque seu orbital π antiligante vazio pode aceitar densidade eletrônica de um metal. Esse caráter dual torna o monóxido de carbono muito útil na formação de complexos, e numeroso carbonilas de metais são conhecidas.
O monóxido de carbono é liberado no ambiente por fontes naturais (atividade vulcânica, descargas elétricas e emissão de gás natural) e como produto da combustão incompleta de combustíveis fósseis, sistemas de aquecimento, usinas termelétricas a carvão, queima de biomassa e tabaco. Outras fontes incluem a oxidação fotoquímica de compostos orgânicos voláteis na atmosfera ou na superfície de corpos de água. A atmosfera é o compartimento principal de dispersão enquanto que as águas superficiais encontram-se saturadas do gás. Na atmosfera o composto pode sofrer oxidação por radicais livres formando dióxido de carbono. Na água e no solo existem microrganismos capazes de utilizar o composto como fonte de energia.
De longe, a principal fonte de CO é o transporte (rodoviário e