A Doutrina do Inferno na Teologia Cat lica
RESUMO
Este trabalho analisa o desenvolvimento da doutrina do inferno no cristianismo, com ênfase na Igreja Católica, com o objetivo final de compreender o pensamento atual sobre esta doutrina.
A compreensão do assunto ajudará na abordagem que o Adventista deverá usar no estudo deste tema com um outro cristão que não crê, como os Adventistas, que não existirá eternamente um lago de fogo a consumir os seres humanos que não buscaram a salvação em Cristo.
Ao longo do trabalho verificar-se-á como a doutrina do inferno foi utilizada para incutir medo nos fiéis, desde os primórdios da Igreja Católica, numa tentativa de manter o povo sob um regime de pavor e desespero quanto ao pensamento de poder ser condenado à pena eterna do fogo, caso discordasse ou rejeitasse os ensinamentos da Igreja de Roma.
O estudo também abordará a penetração do ensinamento católico sobre o inferno dentro da Igreja Protestante, o que faz desta doutrina um dos pontos comuns mais defendidos e aceitos pela cristandade em todo o mundo.
INTRODUÇÃO
Uma das doutrinas mais comuns entre os cristãos, tanto católicos quanto protestantes, é a da existência de um inferno de fogo que consumirá eternamente aqueles que desprezaram a graça de Deus, concedida gratuitamente ao pecador arrependido. Mas de onde surgiu esta idéia? Como a doutrina do inferno se introduziu na Igreja Cristã? Como a doutrina se desenvolveu nos anos obscuros da teologia da Idade Média? A resposta a estas perguntas pode trazer mais luz sobre o porquê de o inferno ser um tema tão comum e gozar de tão ampla aceitação dentro do cristianismo.
Justificativa
O tema foi escolhido devido à necessidade de se conhecer melhor esta que é uma doutrina tão comum no meio cristão – a de que os ímpios passarão a eternidade no fogo do inferno. Compreendendo como ela surgiu no cristianismo, seu desenvolvimento e como foi utilizada pela Igreja Católica, que