A Educação da Criança de Seis Anos
(Capítulo 4)
A educação voltada à criança nessa faixa etária se destina a favorecer o desenvolvimento e a aprendizagem da criança. Seus objetivos, atividades e conteúdos devem ser pautadas em uma teoria.
Os princípios pedagogicos que orientar o primeiro ano do Ensino Fundamental de nove anos devem partir do pressuposto de que o conhecimento se adquire por um processo de construção absorção e acumulação de informação vinculadas do mundo exterior. A construção do conhecimento implica a ação sobre os objetos, mas essa ação nunca é puramente cognitiva, pois nela intervêm em graus diversos a afetividade, o interesse e os valores.
Construir uma proposta pedagógica implica a opção por uma organizaçao curricular que seja em elemento mediador fundamental da relação entre a realidade cotidiana da criança - as concepções, os valores e os desejos, as necessidades e os conflitos vividos em seu meio próximo - e a realidade social mais ampla, com outros conceitos, valores e ações de mundo. (Oliveira, Zilma - pág. 183, 2002)
As ações , a motivação e a cooperação estão intimamente interligadas às funções intelectuais. Dessa forma, a construção das estruturas da inteligência é condição necessária para a socialização e para o desenvolvimento moral e afetivo. É importante ressaltar que o sucesso da implantação desses princípios pedagógicos nos primeiros anos de escolarização depende, principalmente da atitude do professor que cria situações propícias para favorecer o desenvolvimento da criança.
As interações criadas pelas crianças e seus professores, no entanto, não levam apenas à construção de informações, habilidades e conhecimentos sobre objetos do mundo, mas também à construção de uma ética, uma estética, uma noção política e uma identidade pessoal.
O Trabalho Pedagógico O trabalho pedagógico proposto para a criança de seis anos comporta diferentes tipos de atividades nas diferentes áreas currículo, dependendo dos objetivos