A docência no ensino superior e seus impasses
Hilleanne Gheysa Andrade Silva Medeiros[1]
Jadson Marques Cordeiro[2]
Resumo
O presente trabalho resulta de uma pesquisa qualitativa realizada a partir de estudos abordados na Pós-graduação em Docência do Ensino Médio, Técnico e Superior pelo Instituto Passo 1. Este trabalho buscou a compreensão das concepções pedagógicas das IES (Instituição de Ensino Superior). O estudo teve por objetivo verificar ações que resultam na formação e atuação pedagógica docente na atualidade e sua importância e responsabilidade individual ao docente na construção do ser e fazer pedagógico.
Palavras-chave: Docente, Ensino Superior, Prática.
INTRODUÇÃO
Após uma reflexão sobre o papel docente no mundo contemporâneo, observamos a complexidade desta função diante de fatores históricos, culturais, sociais, econômicos e políticos, que por sua vez interferem diretamente na prática do professor, criando assim lacunas que entre o ideal e a realidade, trazendo então profundas consequências para educação. Este trabalho propõe uma analise sobre esses efeitos na atuação do magistério no ensino superior, considerando a não formação pedagógica desse docente, uma vez que não se dá por meio de uma relação linear.
DESENVOLVIMENTO
Segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional:
Art. 66º. A preparação para o exercício do magistério superior far-se-á em nível de pós-graduação, prioritariamente em programas de mestrado e doutorado. Parágrafo único. O notório saber, reconhecido por universidade com curso de doutorado em área afim, poderá suprir a exigência de título acadêmico. O discurso pedagógico, em virtude de seu caráter multidisciplinar, suscita a abordagem de determinados temas que merecem ser destacados e problematizados, tendo em vista a sua relevância para a área da Educação. Um desses temas constitui o objeto de nosso estudo – a formação de