A divida publica em execucao
A publicação tem interesse acadêmico, de investidores, analistas financeiros, agências de classificação de risco, estudiosos e jornalistas. Sua elaboração contou com a participação de um grupo de profissionais diretamente ligados aos temas desenvolvidos, em sua grande maioria servidores do Tesouro Nacional, além de autores do Banco Mundial e de outras instituições do Governo Federal e da academia.
É importante reforçar o valor desse livro para a sociedade brasileira, seja pela busca da desmistificação do tema, pelo aumento da transparência, ou pelo fato de o assunto ser tratado sob critérios técnicos e bem definidos. Ao tempo em que coroa uma etapa importante da evolução institucional do Ministério da Fazenda e, em particular, da Secretaria do Tesouro Nacional, o livro sinaliza alguns dos desafios que ainda nos aguardam, tanto os relacionados à consolidação de algumas etapas institucionais quanto ao desenvolvimento do mercado secundário da dívida e ao aumento e diversificação da base de investidores. A superação de tais desafios nos permitirá continuar o avanço em direção a uma estrutura de dívida com custos e riscos ainda menores.
Por fim, mas não menos importante, espera-se que este livro incentive gestores de dívida pública de outros países a buscarem na experiência brasileira uma referência positiva para as transformações necessárias, gerando externalidades positivas para muito além da sociedade brasileira.
A seguir, apresentamos a estrutura do livro, que pode ser acessado por capítulos ou em sua versão completa. A versão completa está disponível no formato comum pdf e,