A diversidade no ambiente de trabalho
Ao imaginarmos um escritório, pensamos em um lugar organizado, pessoas bem vestidas, de forma semelhante e trabalhando por um mesmo objetivo, igual a cenas dos filmes. Se pensarmos, as diferenças entre os membros de uma equipe permitem visões diferenciadas de mundo e isto contribui para construção de estratégias inovadoras e diferentes formas de atuação e para que isto se efetive há a necessidade que se vença um velho inimigo: o preconceito.
É preciso entender o que envolve a diversidade, fatores como condições socioeconômicas, estilo de trabalho, idade, nacionalidade, orientação sexual, condições de saúde e deficiências físicas entre tantas outras. Valorizar esta diversidade, como por exemplo, a contratação de pessoas portadoras de deficiências demonstra que a organização tem por princípio a responsabilidade social em ofertar oportunidades iguais e o respeito à dignidade e assim constrói uma imagem ética e consegue o reconhecimento social.
A ação de discriminar não deveria fazer parte de nem um tipo de ambiente, seja de trabalho, familiar, social, pois questões pessoais devem ser colocadas em segundo plano quando se almeja um objetivo comum e maior.
Quando se trabalha com pessoas que pensam e agem de forma diferenciada a visão do mundo e das possibilidades é ampliada imensamente.
Com o passar dos anos podemos verificar que no mundo corporativo a evolução a esse respeito foi enorme, o respeito pela diversidade e
características de cada ser humano, os gestores de RH de grandes empresas buscam profissionais com perfis diversos para compor suas equipes. Grandes corporações que possuem negócios em várias partes do mundo têm realizado eventos que promovam o intercâmbio cultural e assim a troca cultural, desde hábitos de consumo, gosto por literatura, entre outros.
A grande importância de tudo isto é que com esta troca de informações faz com que os funcionários entendam que seus colegas de