Senhor
Modulador PAM – Condições Iniciais:
Ajustar P1 para 75% do máximo (0% = 0 volts);
Ajustar eAF (gerador de áudio) para um sinal senoidal de 1 kHz com 4,0 VPP;
Ajustar eRF (gerador de RF) para um sinal quadrado de 230 kHz com 1,0 VPP e nível médio de 0,5 V.
1) Verificação do funcionamento do Modulador PAM: a) Interligar o canal 1 do osciloscópio em ePAM e o canal 2 em eAF. Imprimir as formas de onda ePAM e eAF.
b) Variar o ajuste de P1. O que acontece com o sinal ePAM? Por quê?
Sofre atenuação, variando a tensão de pico a pico e a forma de onda. Isso ocorre porque a entrada do sinal eAF está interligada com o divisor de tensão P1, R1 e R3. O sinal ePAM apenas vai corresponder ao valor de tensão eAF de entrada.
c) Qual a função do ponto VG?
Determinar o ponto quiescente do transistor Q2. O correto ajuste deste ponto é fundamental para que não haja cortes no sinal ePAM em relação ao sinal eAF .
Demodulador PAM – Condições Iniciais:
Interligue ePAM do modulador em ePAM do demodulador.
Com o osciloscópio em ePAM (canal 1) e eS (canal 2), imprimir as formas de onda para sinais eAF senoidal, quadrado e triangular de 1 kHz.
2) Verificação do funcionamento do Demodulador PAM.
▪ Considerando-se as formas de onda senoidal, quadrada e triangular, observadas em ePAM e eS.
a) Informe se foi possível recuperar cada um dos sinais acima.
Em função do ciclo de trabalho da portadora podemos recuperar um valor médio de baixa amplitude, o que proporciona uma baixa relação sinal/ruído.
3) Verificação do Efeito Aliasing.
▪ Coloque um sinal senoidal em eAF (modulador), varie sua frequência conforme a tabela abaixo e anote a frequência de eS (demodulador).
▪ Caso tenha dificuldade em obter os valores pelo recurso MEDIDAS (MEASURES) do osciloscópio, congele a tela do osciloscópio (tecla RUN/STOP) e utilize o recurso CURSOR de tempo marcando o início e o fim de um ciclo de onda