Trabalho De Adilton DIVERSIDADE CULTURAL 1
Introdução
A demanda por profissionais especializados na área de logística cresce a cada dia no país e, como consequência, novas exigências. Neste caminhar, surge à necessidade de atualização. Pastore (2001) aponta em suas afirmações, a mudança que o mundo do trabalho evidencia no aumento da vocalização dos direitos das minorias: mulheres, negros, homossexuais e portadores de deficiência são os grupos que mais atuam em busca dos seus legítimos direitos.
Com a globalização econômica as empresas expandiram suas fronteiras de negócios, aumentando e diversificando suas bases rompendo assim fronteiras entre diferenças culturais, religiosas e físicas, bem como ao processo de democratização da sociedade, do resgate aos direitos civis, promoção de igualdade de oportunidades a todas as pessoas e combate a todos os tipos de discriminação, notadamente no mercado de trabalho.
A diversidade entre os funcionários independentemente da posição que ocupam, do gênero, opção sexual, raça e credo traz um ambiente mais rico em ideias, soluções e melhores resultados para todos e para a empresa. Especificamente este trabalho aborda o papel da mulher neste contexto.
A diversidade no ambiente empresarial pode representar uma melhoria na qualidade de vida do trabalho. No ambiente externo, nas relações com o mercado e a sociedade, as iniciativas que priorizam a diversidade podem significar uma expressiva melhoria na imagem das empresas.
Este novo cenário mundial da gestão é resultado da globalização que exige novas demandas e desafios. Produtividade, competitividade e compromisso social são requisitos básicos de sustentabilidade e sucesso dos negócios.
É importante entender o que envolve a diversidade, hoje com uma definição muito ampla. A condição socioeconômica dos empregados, estilo de trabalho, idade, ascendência, nacionalidade, estado civil, orientação sexual, condições de saúde e