A Discalculia na Educação Infantil
RESUMO
Nesse artigo vamos apresentar a importância de descobrir a dificuldade da criança no seu processo de ensino aprendizagem. Assim vamos abordar a discalculia na educação infantil e como jogos e brincadeiras contribuem para a formação da criança discalculica e apresentar maneiras do professor trabalhar metodologias diferenciadas para que ocorra mais enriquecimento para esse aluno que apresenta esse tipo de distúrbio neurológico.
PALAVRAS-CHAVE: Discalculia. Jogos. Brincadeiras. Aprendizagem
ABSTRACT
In this article we present the importance of discovering the difficulty of the child in the process of teaching and learning. So let's address dyscalculia in children's education and how games and activities contribute to the formation of discalculica child and present ways of working teacher differentiated methodologies so that more enrichment occurs for that student who exhibits this type of neurological disorder.
KEYWORDS: Dyscalculia. Games. Banter. Learning.
INTRODUÇÃO
Nesse artigo vamos abordar sobre o distúrbio neurológico que é chamado de Discalculia que afeta o cognitivo da criança apresentando dificuldade de aprendizagem da matemática.
A discalculia é um distúrbio neurológico que afeta habilidade com os números, sendo um problema para o processo de aprendizado independente da criança. Dessa forma esse distúrbio compromete a compreensão e aprendizado lógico-matemático, que acaba confundindo os conceitos matemáticos, fórmulas, operações matemáticas, sinais numéricos, sequência numérica, realização de contagens e também a utilização da matemática no cotidiano.
Pensando dessa maneira percebemos como as dificuldades de aprendizagem das crianças no contexto escolar, estão causando preocupações aos professores que acabam descobrindo esse tipo de distúrbio na disciplina de matemática. “A aprendizagem começa como processo neuromaturacional e, portanto, o aprendizado escolar faz parte da evolução normal