A DINÂMICA DO ENSINO DE HISTÓRIA NO ENSINO MÉDIO DA EDUCAÇÃO BÁSICA BRASILEIRA
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
História (HID 0258) – Estágio III
03/12/2014
RESUMO
O presente paper tem como objetivo apresentar as dinâmicas do ensino da disciplina de História no Ensino Médio da Educação Básica. Tendo em vista a realização do estágio curricular obrigatório III, será observado nessa produção o contexto do Ensino Médio na educação brasileira, assim como, a relação do respectivo ensino com as propostas pedagógicas e metodológicas do ensino de História. Irá ser apresentado também as legislações educacionais as quais dão embasamento para a legitimação do ato de educar no contexto brasileiro.
Palavras-chave: Dinâmicas; Ensino Médio; História.
1 INTRODUÇÃO
O Ensino Médio, no Brasil, tem se constituído, ao longo da história da educação brasileira, como o nível de maior complexidade na estruturação de políticas públicas de enfrentamento aos desafios estabelecidos pela sociedade moderna, em decorrência de sua própria natureza enquanto etapa intermediária entre o Ensino Fundamental e a Educação Superior e a particularidade de atender a adolescentes, jovens e adultos em suas diferentes expectativas frente à escolarização, levando-se em consideração que estes conceitos são estabelecidos por uma construção social e como estes sujeitos se vêem neste processo, que está intimamente ligado com a representação social que lhes é atribuída.
Sendo assim, as disposições legais sobre o ensino médio deixam clara a importância da educação geral como meio de preparar para o trabalho e formar pessoas capacitadas à sua inserção social cidadã, de se perceberem como sujeitos de intervenção de seu próprio processo histórico, atentos às transformações da sociedade, compreendendo os fenômenos sociais e científicos que permeiam o seu cotidiano, possibilitando, ainda, a continuação de seus estudos. O presente texto além de discorrer sobre o Ensino Médio no Brasil,