P Tria Que Me Pariu
Em seguida, o pesquisador fazia as perguntas oralmente e os alunos respondiam. A maioria das questões tem como base para elaboração a busca por informações, muitas das quais não estão explicitamente marcadas no texto, ou seja, perguntas cuja resposta pode ser deduzida, mas que exige que o leitor relacione diversos elementos do texto e realize algum tipo de inferência (Solé, 1998: 156). Só para efeito de exemplificação, pode-se citar o caso da questão número um (01). A referida traz o seguinte:
“...então qual é a cara da criança? Será a cara do perdão ou da vingança? Será a cara do desespero ou da esperança?” Os autores fazem um jogo com palavras antônimas. Justifique esse jogo:
Nessa questão, o objetivo foi observar a atenção dos alunos para a ligação que há entre o jogo rítmico feito pelos autores da música às questões apresentadas por ela.
Outra questão que pode ser apontada como exemplificação de um questionamento com mínima interferência da decodificação pura é a de número oito (08):
...boi, boi, boi da cara preta/pega essa criança com um tiro de escopeta O trecho anterior faz parte de uma canção de ninar. Houve uma mudança no mesmo mostrando a dura realidade dos garotos de rua. Explique por que a presença do trecho da cantiga de ninar:
Aqui, o objetivo foi fazer com que os alunos ligassem a canção de ninar à idade cronológica das crianças que vivem na rua. O que os alunos necessitaram para responder a questão foi um pouco de esquemas sobre a letra da canção de ninar, a idade do personagem da música e o que é mostrado sobre esse personagem.
A questão a ser discutida durante essa atividade diz respeito às várias falas tumultuadas. Muitos alunos queriam falar de uma só vez quando questionados sobre dada questão. Isso acabou