A dignidade da pessoa humana na vida moderna
Maria do Carmo Whitaker
Resumo
O grande desafio que se propõe ao homem é à mulher do século XXI é que se conhecendo a si mesmo, saibam encontrar as dimensões da experiência humana, para atingirem a plenitude do dom da vida mediante a edificação do ser integral. Considera-se a dignidade humana, as potencialidades e faculdades da pessoa, sua consciência e a estreita relação entre consciência e lei moral, além de sua característica como ser de relação e sua transcendência. Aborda-se a questão das grandezas e fraquezas da pessoa e o cultivo das virtudes e valores. Conclui-se que é possível resgatar uma visão de pessoa integral, ajudando a criar um projeto pessoal de inserção no mundo de hoje, praticando a solidariedade para combater o individualismo, a desintegração da pessoa e sua indiferença em face da realidade.
Introdução. As dimensões do Ser. A Dignidade da pessoa. A consciência julgadora. A voz da consciência. A relação existente entre a consciência e a lei moral. O homem e a mulher são seres de relação. A transcendência como característica da pessoa. Grandezas e fraquezas da pessoa. Cultivo dos valores. Solidariedade e Inserção da pessoa no mundo de hoje. Conclusão.
Introdução
Há pouco tempo uma revista[1] de grande circulação no Brasil, publicou entrevista[2] que propala que, o ser humano é mentiroso por natureza e que a mentira traz vantagens indiscutíveis.
Na mesma época a mídia divulgou a plataforma virtual Second Life. Trata-se de um espaço digital tridimensional, no qual personagens, denominados “avatares,” refletem as fantasias de seus criadores e vivem nessa comunidade paralela, totalmente dissociada da vida real. “Todos já nascem com a certeza de sua imortalidade e não-envelhecimento. Em Second Life, o que importa é viver, experimentar, construir,