Sentido e significado do trabalho
Este estudo traz uma análise do sentido e significado do trabalho, no âmbito das relações organizacionais globalizadas. Tema contemporâneo e de grande relevância para gestores e estudantes que tenham interesse no tema. Embora a pesquisa seja árida, procurar-se-á nessa análise bibliográfico alcançar o objetivo geral do estudo: compreender melhor o sentido e significado de trabalho. Nesse contexto analisar-se-á a história e evolução do trabalho, partindo-se do escravismo, servidão, até o trabalho subordinado, fruto do capitalismo. Capitalismo que evidencia o trabalho, não mais de propriedade real, mas sim, de subordinação hierárquica assalariada, existente entre contratantes – trabalhador e empregador –, que convivem harmonicamente. Relação composta de fatores exógenos e endógenos, que fomentam a socialização do hipossuficiente, aumentando, inclusive, a eficiência dos colaboradores, em benefício dos anseios da organização e de toda a coletividade. Tudo sob a luz do direito constitucional, que tem como fundamentos, à cidadania e à dignidade da pessoa humana, que são a base e os pilares das sociedades modernas.
Palavras-chave: trabalho subordinado; capitalismo; socialização; dignidade da pessoa humana.
INTRODUÇÃO
A necessidade que tem o homem de trabalhar, visando seu sustento e valorizando suas atividades profissionais, o acompanha desde os primórdios da humanidade. Trajetória que atravessou séculos sob regimes sociais, políticos e econômicos diferenciados. Fatos que se tornaram focos de intensos debates, até mesmo, nos dias atuais, em que prevalece o trabalho subordinado, fruto dos interesses capitalistas imperantes no mundo globalizado.
Nesse contexto, abordar-se-á a evolução histórica do trabalho, enfocando, primeiramente, o trabalho escravo, em seguida do trabalho servil e por fim o trabalho subordinado, no intuito de demonstrar as principais etapas, pelas quais passou o trabalho, até chegar aos dias