A DIFÍCIL ARTE DE ENSINAR
O papel do professor é imprescindível para intermediar qualquer conhecimento, pois é da sabedoria do mestre professor que saem todos os profissionais, de todas as áreas. Educar é difícil, porém necessário. A educação é fundamental para o crescimento de um País e o bom professor é a base de tudo. Na TV havia uma propaganda com o título: Um bom professor, um bom começo:
A base de toda conquista é o professor
A fonte de sabedoria, o professor
Em cada descoberta, cada invenção
Todo bom começo tem um bom professor
No brilho de uma ferrovia
(um bom professor)
No bisturi da cirurgia
(um bom professor)
No tijolo, na olaria, no arranque do motor
Tudo que se cria tem um bom professor
No sonho que se realiza
(um bom professor)
Cada nova idéia tem um professor
O que se aprende, o que se ensina
(um professor)
Uma lição de vida, uma lição de amor
Na nota de uma partitura, no projeto de arquitetura
Em toda teoria, tudo que se inicia
Todo bom começo tem um bom professor
Tem um bom professor.
Essa música diz tudo, o professor é a base de toda conquista. Pelo menos na música o professor é muito valorizado, pena que na realidade não seja assim, pois na maioria das vezes, é responsabilizado pelo fracasso educacional, mesmo assim, continua e é imprescindível para que a sociedade mude. É certo que alguns professores pararam no tempo, não se especializaram, mas isso é uma minoria que nem se coloca em termos percentuais, para se dizer que um professor é o responsável pelo fracasso na educação.
Mesmo que a profissão seja desvalorizada, a cada ano as universidades formam mais professores, porque nós estudantes ainda acreditamos que somente a educação é capaz de transformar uma sociedade e fazer com que os cidadãos lutem por seus direitos, construindo uma sociedade justa, livre de repressões e totalmente inclusiva.
Paulo Freire diz que “Ensinar não é transferir conhecimentos, mas criar as possibilidades para sua