Aprendizado na formação de um docente
Resumo
O presente trabalho consiste no relato de uma experiência de estágio para matemática do Ensino Fundamental, realizado na escola de Ensino Fundamental Municipal Dona Leopoldina, na cidade de Panambi-RS, no período de 2013/02, em uma turma de 7º ano da série 72. Busquei compreender com esta experiência o que realmente acontece em uma sala de aula, o comportamento dos alunos, o aprendizado e o interesse dos mesmos. Pude perceber que a falta de compreensão e motivação é muito grande para certos alunos, não mostrando o mínimo de interesse em querer aprender e sair da escola sabendo. O professor precisa ser um artista para tentar a motivação, trazer ideias novas para uma sala de aula, para que haja interesse dos mesmos. Durante a monitoria ajudei a professora titular com um jogo do sinal, dos números inteiros positivos e negativos, percebi que todos mostraram interesse em pelo menos realiza-lo uma vez. A tarefa de ser professor é difícil, pois precisa preparo, gostar do que faz, estar sempre atualizado na realidade, atento para os problemas de família, ser companheira e ter uma boa relação com os alunos, sendo assim, deverá conseguir a atenção dos mesmos. Estar sempre os motivando e conquistando-os.
Palavras–chave: Desenvolvimento Profissional, Saberes para a Vida – Motivação, A Experiência e Observação do Estágio, Ensinar é uma arte.
Licenciando do 5º semestre do Curso de Licenciatura em Matemática a Distância da Universidade Federal de Pelotas – UFPEL.
2 Professor Pesquisador do Curso de Licenciatura em Matemática a Distância da Universidade Federal de Pelotas. Mestrado em Ensino de Matemática pela UNIFRA – Centro Universitário Franciscano.
3 Tutor presencial do Curso de Licenciatura em Matemática a Distância da Universidade Federal de Pelotas atuando no polo de Apoio Presencial de Panambi. Mestranda Licenciada em Matemática e mestrando do programa de pós graduação em Educação nas Ciências – UNIJUI.