A arte de ensinar
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
Licenciatura em Física – Ensino à Distância
ARTE DE ENSINAR
Nívia Betânia Teixeira de Almeida
PESQUEIRA
2010
Nívia Betânia Teixeira de Almeida
ARTE DE ENSINAR
Trabalho apresentado à disciplina AACC
Licenciatura em Física – 6º período
Professor: Iracildo Silva
Pesqueira
2010
O que teremos nesse trabalho?
Apresentação
Dança
Finalidade do projeto
Ensino de Física
Trabalho
Ensino e Arte
O sucesso nas aulas
Quando falamos em dança nos lembramos dos homens das cavernas, pois os indivíduos já dançavam naquela época. A dança é, então, uma das formas de linguagem corporal mais antiga, no entanto, é muito mais do que “falar com o corpo”. Ela é uma modalidade de arte que não depende das palavras, embora também possa usá-las, e constrói significados na vida das pessoas. É também considerada uma das artes mais antigas, e a única que dispensa sua função, enquanto instrumento de afirmação dos sentimentos e experiências subjetivas do homem. Portanto, essa linguagem, por si só, já constitui um instrumento de interação entre o pensamento humano e o seu meio.
E POR QUE NÃO TORNAR AS AULAS DE FÍSICA MAIS AGRADÁVEIS UTILIZANDO A DANÇA?
Mas como podemos fazer isso? Em nossa pesquisa, vimos que podemos desenvolver conteúdos físicos e matemáticos assuntos considerados complexos e geralmente de difícil expressão e entendimento para o aluno, mas com o movimento da dança tais conteúdos fazem parte da simplicidade de seu cotidiano, ao demonstrar que os movimentos do corpo, o ato de caminhar, de interagir com seu meio, está repleto de ações físicas e matemáticas.
A simples posição dos corpos em determinadas atividades podem envolver a lei de formação de matrizes. O que na língua portuguesa, que não se dissocia das duas