A Diferença do Psiquismo dos Animais e do Homem.
Com a intenção de identificar as principais diferenças ou semelhanças entre animais e o ser humano, Vygotsky buscou estudar o comportamento e psiquismo dos animais, nesse caso os chimpanzés.
Foram identificadas basicamente três características no psiquismo do animal que o diferencia do psiquismo do ser humano, que são elas:
1. Diferentemente do comportamento humano, todo comportamento do animal conserva sua ligação com os motivos biológicos.
Toda ação animal é ligada a satisfazer suas necessidades, sempre ligadas ao seu limite biológico com a natureza, ou seja, instinto.
Um experimento mostra como as ações dos chimpanzés buscam sempre saciar sua necessidade, consequentemente não estabelecem relações com seus semelhantes:
Propuseram a vários chimpanzés o seguinte problema; colocaram uma banana num lugar alto, porém visível aos animais e a disposição vários caixotes, para que pudessem empilhar e subir para alcançar o alimento, mesmo que individualmente fossem capaz de solucionar o problema, em grupo não conseguiram, pois cada um agia como se estivesse sozinho, o que acabava causando brigas pela posse dos caixotes.
Ou seja, o animal não consegue executar uma ação comum, onde cada um exerce uma tarefa.
2. Diferente do comportamento animal, o comportamento humano não é determinado por estímulos imediatamente perceptíveis ou pela experiência passada.
Em poucas palavras o animal tem suas reações baseadas nas impressões evidentes presentes no ambiente em que está situado ou também por experiência anterior.
O animal é incapaz de fazer relações ou planejar ações. Por exemplo:
Se num churrasco deixarmos a carne próxima a um cachorro ele vai comer, não vai perceber que aquela carne se destina às pessoas, nem prever as consequências e muito menos controlar seu comportamento.
Diferente do animal, o homem não se orienta somente por essa impressão imediata, pois pode fazer relações, conhecer as causas e fazer