VIDA BREVE E INTENSA DE VIGOTSKY
Para compreender o contexto e as razões do direcionamento da obra de Vigotsky, suas idéias centrais e contribuições, será útil ao leitor saber um pouco da sua biografia, do percurso intelectual e das condições da sociedade e da psicologia na Rússiapós revolucionária que lhe forneceram o cenário inicial e as questões principais para suas teorias.
PERCURSO INTELECTUAL
Lev SemenovichVigotsky nasceu a 17 de novembro de 1896 em Orsha, uma pequena cidade provinciana, na Bielo-Rússia. Sua família, de origem Judaica, propiciava um ambiente bastante desafiador em termos intelectuais e estável no que diz respeito ao aspecto econômico. Seu pai, pessoa culta, trabalhava num banco e numa companhia de seguros. Sua mãe, apesar de ter dedicado grande parte de sua vida a criação dos filhos, era professora formada. Vigotskycresceu e viveu por um longo período em Gomel, também na Bielo-Russia, na companhia de seus pais e de seus sete irmãos. Casou-se aos 28 anos , com Roza Smekhova, com quem teve duas filhas, faleceu em Moscou, em 11 de junho de 1934, vitima de tuberculose, doença com que conviveu durante 14 anos.
Sua educação, ate os 15 anos, processou-se totalmente em casa,através de tutores particulares.Desde cedo mostrou ser um estudante dedicado e ávido por informações.gostava de literatura e assuntos relacionados às artes em geral.Freqüentava a biblioteca que tinha em sua casa e a biblioteca publica,estuda sozinho e com seus amigos.
Aos 17 anos completou o curso secundário, num colégio privado em Gomel.nesta ocasião recebeu medalha de ouro pelo seu desempenho.de 1914 a 1917 estudou direito e Literatura, na Universidade de Moscou,época em que começou sua pesquisa literária mais sistemática. O trabalho que apresentou no terminodo curso foi um estudo do Hamlet, de Shakespeare: “A tragédia de Hamlet, príncipe da Dinamarca”, que mais tarde, em 1925, deu origem ao livro Psychologyofart (Psicologia da Arte)que foi publicado na Rússia somente