Teoria da Expectativa e Motivação de Vroom
Autor: Victor H. Vroom
Teoria das Expectativas e Teoria Motivacional
Belo Horizonte
INTRODUÇÃO
Este artigo tem como objetivo analisar a motivação, mediante a expectativa de compensação para alcançar certo resultado. A influência da motivação humana e importante na Administração, bem como a complexidade de seu estudo, sua repercussão sobre as atitudes das pessoas e sobre os resultados finais da empresa. São apresentados conceitos, relações existentes entre motivação e comportamento das pessoas, quais motivos ou necessidades que podem causar efeito motivador e por fim, alguns aspectos das teorias motivacionais, com ênfase na Teoria das expectativas desenvolvida por Victor H. Vroom.
VICTOR H. VROOM
Victor H. Vroom nasceu 09 de agosto de 1932, em Montreal, Canadá é um professor da escola de negócios na Yale School of Management. A principal pesquisa da Vroom foi à teoria da expectativa de motivação, que tenta explicar por que os indivíduos escolhem seguir certos cursos de ação nas organizações, particularmente na tomada de decisão e liderança. Seus livros mais conhecidos são Trabalho e Motivação, Liderança e Tomada de Decisão e a nova liderança.
A TEORIA DA EXPECTATIVA
A teoria da Expectativa é conhecida como uma das muitas teorias que procuram explicar as motivações humanas. Foi desenvolvida inicialmente, pelo psicólogo Victor H. Vroom em 1964. Victor Vroom tomou como base que uma pessoa pode querer aumentar a produtividade ao se criar uma expectativa ou recompensa em torno dele e do trabalho dele. A partir desse pensamento, Vroom diz que um funcionário ao ser elogiado pelo seu chefe por trabalhar até tarde, criará uma expectativa de trabalhar novamente e ser elogiado novamente, ou seja, segundo Vroom, o processo de motivação deve ser explicado em função dos objetivos e das escolhas de cada pessoa e das suas expectativas em atingir esses