Teoria das expectativas
(Vroom)
A Teoria das Expectativas, criada pelo psicólogo Victor Vroom, defende a tese de que, o que motiva e influencia o comportamento de determinado individuo, são os objetivos que o mesmo possui, ou seja, as metas nas quais deseja alcançar, e as expectativas para alcançar esses obejetivos.
Para Vroom, há três forças básicas, dentro do individuo, que influenciam seu desempenho. São elas:
Expectativa: Refere-se à probabilidade de uma determinada ação, produzir o resultado desejado.
Valência: Refere-se ao grau de importância, ou seja, o valor que determinada pessoa atribui a determinado objetivo. Pode-se atribuir também, à recompensa que a pessoa enxerga.
Instrumentalidade: Está ligada, ao resultado que será obtido através de uma determinada recompensa. Por exemplo: O dinheiro, é uma recompensa relevante, uma vez que o resultado esperado, é um carro de luxo.
Para Vroom, a motivação é o resultado do valor previsto atribuído a um objetivo e a probabilidade de alcança-lo. Em uma equação, essa definição se definiria:
Motivação = f (expectativa X instrumentalidade X valência)
Todos os componentes da fórmula devem ser maiores que zero. Essa fórmula define a motivação das pessoas no trabalho. Se algum dos elementos for igual a zero, isso significa que a motivação é nula. Respectivamente, se todos os elementos estiverem presentes, há uma alta motivação.
Diferente das demais teorias da motivação, a teoria de Vroom, baseia-se nos processo de motivação, constituído por escolhas entre comportamentos, onde o individuo tem a consciência das consequências decorrentes de suas escolhas. Vroom revela ainda, que para um trabalhador se sinta motivado, ele precisa se sentir capaz de atingir os seus objetivos pessoais delineados . Isso acaba por associar a motivação à