subparticulas atomicas
Partículas subatômicas chamadas de prótons, elétrons e nêutrons, estão contidas em um átomo. Para definir uma partícula subatômica é necessário conhecer as características delas.
Charge: A acusação é um escalar (Só você pode determinar a sua quantidade).
Spin: movimento de rotação sobre um eixo imaginário.
Os cientistas desenvolveram uma teoria chamada de Modelo Padrão, que explica as diferentes moléculas e suas interações complexas com apenas: 6 Quark e 6 Lépton.
Quark - Na física de partículas, é um dos dois elementos básicos que constituem a matéria (o outro é o lépton) e é a única, entre as partículas, que interage através de todas as quatro forças fundamentais. O quark é um férmion fundamental com carga hadrónica ou cor. Não se observaram ainda quarks em estado livre. Segundo o Modelo Padrão, os quarks ocorrem em seis tipos na natureza: "top", "bottom", "charm", "strange", "up" e "down". Os dois últimos formam os prótons e nêutrons, enquanto os quatro primeiros são formados em hádrons instáveis em aceleradores de partículas.
Lépton - Em Física Nuclear e Física de Partículas, um lépton ou leptão (grego para "leve", em oposição aos hádrons, ou hadrões, que são "pesados") é uma partícula subatômica que não interage fortemente. Léptons comportam-se como férmions e não são feitos de quarks. Também são definidos como as partículas que não sentem as forças nucleares, como o elétron (e-), o múon e seus neutrinos
As partículas subatômicas de que sua existência é conhecida são:
Boson, Pósitron, Elétron, Próton, Fermion, Neutrino, Hadron, Nêutron, A leptina, Quark e o Méson
As partículas são feitas de componentes atômicos, tais como elétrons, prótons e nêutrons (prótons e nêutrons são partículas compostas), estes são feitos de quarks. Quarks são mantidos juntos por partículas glúons que causam interação quarks e são indiretamente responsáveis por manter os prótons e nêutrons juntos no núcleo atômico.