A didática como elemento construtivo do processo ensino-aprendizagem
O presente artigo consiste em analisar o papel da didática como um elemento construtivo do processo ensino-aprendizagem, fazendo uma abordagem sobre diversos aspectos que consideramos ser de relevância para o estudo supracitado, dentre eles: conceituar a didática; destacar o aluno no contexto educacional; analisar os aspectos do processo de ensino-aprendizagem e métodos avaliativos.
Este trabalho vem organizado por subtemas os quais são eles: Conceituando a Didática; O aluno inserido no Contexto Educacional; Professor: Sujeito ou Objeto da História?; Relação Professor-Aluno; O Processo de Ensino-Aprendizagem; Processos Avaliativos no Contexto Educacional e Aspectos Socioculturais e Sócio-Econômicos da Educação.
Conceituando a didática
O vocábulo, didática deriva da expressão grega Τεχνή διδακτική (techné didaktiké), que se traduz por arte ou técnica de ensinar. Enquanto adjetivo derivado de um verbo, o vocábulo referido origina-se do termo διδάςκω (didásko) cuja formação lingüística – nota-se a presença do grupo σκ (sk) dos verbos incoativos - indica a característica de realização lenta através do tempo, própria do processo de instruir (DIDATICA, 2008)
De certo modo podemos dizer que a Didática é uma ciência cujo objetivo fundamental é ocupar-se das estratégias de ensino, das questões práticas relativas à metodologia e das estratégias de aprendizagem.
O aluno inserido no contexto educacional
O aluno no processo educacional é visto como um fator essencial para a construção do conhecimento, e não só como um mero recebedor de conteúdos. A busca pelo saber não está ligado exclusivamente no ato de ouvir, copiar e fazer exercícios, pois neste aspecto metodológico os alunos devem permanecer calados e quietos em suas carteiras, entretanto, é possível realizar vários tipos de propostas que pressupõem a participação ativa do aluno e não se limitar apenas aos aspectos intelectuais ou a memorização de conteúdos julgados como