Coeficiente de atrito / segunda lei de newton
CURSO DE ENGENHARIA SANITÁRIA E AMBIENTAL
CENTRO DE CIÊNCIAS NATURAIS E EXATAS
DEPARTAMENTO DE FÍSICA
DISCIPLINA DE FÍSICA I – EXPERIMENTAL
Experimento III
Segunda lei de Newton Aplicações
Coeficiente de atrito
Professor: Rogério José Baierle
Aluno: Stephen Souza Michel
Objetivo.
1 - Analisar, através do experimento realizado em sala de aula, aplicações da segunda lei de Newton e comparar os resultados obtidos com os resultados da cinemática. Vamos analisar isso através de um simples experimento onde temos dois objetos acoplados por um fio de massa desprezível e este fio não muda de comprimento, vamos também considerar que o atrito é desprezível.
2- Medir o coeficiente de atrito estático considerando um objeto de massa m sobe um plano inclinado de ângulo α. Conseguimos realizar nosso objetivo de uma forma muito simples: usando uma régua de madeira e sobre ela um bloco também de madeira. Fomos levantando um dos lados da régua até que o bloco deslizasse sobre ela.
Introdução.
Foi realizado um experimento com o uso de um “trilho de ar” (nome do sistema utilizado), esse equipamento diminui as forças de atrito fazendo com que o objeto se desloque sobre um jato de ar, não havendo contato direto entre o corpo e o trilho. Com esse equipamento pudemos analisar o movimento de dois objetos acoplados, as forças resultantes que atuavam sobre o sistema, a aceleração e a tensão que o fio sofria. Em seguida realizamos outro experimento, dessa vez para encontrar o coeficiente de atrito estático entre uma régua de madeira inclinada a um ângulo α um bloco de madeira sobre essa régua.
Teórica.
1 - A segunda Lei de Newton (também denominada Lei Fundamental da Mecânica/Dinâmica), o princípio consiste em que todo corpo em repouso precisa de uma força para se