Leis de Newton
Resumo: Leis de Newton
1ª Lei de Newton - Princípio da Inércia
"Um corpo em repouso tende a permanecer em repouso, e um corpo em movimento tende a permanecer em movimento."
Se a soma das forças que agem sobre um corpo for nula, ele manterá seu estado de movimento: se o corpo estiver em repouso, se estiver em movimento, sua velocidade será constante, ou seja, manterá um movimento retilíneo uniforme.
Quando estamos dentro de um carro, e este contorna uma curva, nosso corpo tende a permanecer com a mesma velocidade vetorial a que estava submetido antes da curva, isto dá a impressão que se está sendo "jogado" para o lado contrário à curva. Isso porque a velocidade vetorial é tangente a trajetória.
Quando estamos em um carro em movimento e este freia repentinamente, nos sentimos como se fôssemos atirados para frente, pois nosso corpo tende a continuar em movimento. 2ª Lei de Newton - Princípio Fundamental da Dinâmica
Quando aplicamos uma única força em dois corpos de massas diferentes e estas não produzem uma mesma aceleração.
A segunda lei de Newton trata da relação entre o movimento dos objetos e a força aplicada sobre eles.
Exemplo: Um ônibus com poucos passageiros sobe com muito mais facilidade uma ladeira do que quando está lotado. Em compensação, quando o motor do ônibus pifa, é melhor que a lotação esteja completa, pois será mais fácil empurrar um ônibus com a ajuda de muitas pessoas do que com a de pouca gente!
3ª Lei de Newton - Princípio da Ação e Reação
Quando uma pessoa empurra um caixa com uma força, podemos dizer que esta é uma força de ação, mas conforme a 3ª lei de Newton, quando isso ocorre, há uma outra força com módulo e direção iguais, e sentido oposto a força de ação, esta é chamada força de reação.
Esta é o princípio da ação e reação, cujo enunciado é:
"As forças atuam sempre em pares, para toda força de