Segunda lei de newton e atrito
INTRODUÇÃO
As leis de Newton são as leis que descrevem o comportamento de corpos em movimento, formuladas por Isaac Newton. Descrevem a relação entre forças agindo sobre um corpo e seu movimento causado pelas forças. Essas leis foram expressas nas mais diferentes formas nos últimos três séculos.
A força de atrito é uma força de importância indiscutível, pois ela está presente em praticamente todos os momentos do nosso dia a dia Sem ela, seria impossível você estar agora sentado lendo esse texto, pois você já teria escorregado pela sua cadeira. O simples ato de andar também seria inviável, pois sem o atrito você não teria apoio nem para ficar de pé. Esse relatório aborda a segunda lei de Newton, e o atrito mostrando resultados de um experimento desenvolvido em aula. Um dos objetivos do experimento é verificar se a segunda lei de Newton é compatível com e cinemática, e o outro é determinar os coeficientes de atrito estático entre um bloco e uma régua.
SEGUNDA LEI DE NEWTON
Também chamada de Princípio Fundamental da Dinâmica, esta lei, a segunda de três, foi estabelecida por Sir Isaac Newton ao estudar a causa dos movimentos. Esse princípio consiste na afirmação de que um corpo em repouso necessita da aplicação de uma força para que possa se movimentar, e para que um corpo em movimento pare é necessária a aplicação de uma força. Um corpo adquiri velocidade e sentido de acordo com intensidade da aplicação da força. Ou seja, quanto maior for a força, maior será a aceleração adquirida pelo corpo.
Aceleração
É a taxa de variação da velocidade. No SI sua unidade é o metro por segundo ao quadrado (m/s2) Newton estabeleceu esta lei para análise das causas dos movimentos, relacionando as forças que atuam sobre um corpo de massa m constante e a aceleração adquirida pelo mesmo devido à atuação das forças. Esta lei diz que:
A resultante das forças aplicadas sobre um ponto material é igual ao produto da sua massa pela