Força e movimento
O Plano Inclinado é uma das situações mais interessantes em que podemos observar a aplicação das Leis de Newton, nele conseguimos avaliar na prática os resultados coletados em laboratórios. Assim ao se Trabalhar com um plano inclinado, o peso, vertical para baixo, é uma força inclinada em relação ao provável movimento do corpo, sendo mais fácil de lidar com as suas componentes.
Com base nos conhecimentos sobre o comportamento do Plano inclinado, adquirido em sala de aula, serão executados a seguir dois experimentos, onde serão realizadas várias medidas com pesos diferentes e outro com atrito, assim analisando o comportamento dos mesmos.
MATERIAL UTILIZADO
* Dinamômetro - Escala (N) Newton; * Corpo de prova de bronze 0,52N; * Plano inclinado completo Aragão VII – Ref. 7703 – C (Maxwell); * Carro de prova;
OBJETIVO
1. Identificar todas as forças atuantes no móvel. 2. Reconhecer os efeitos da força Px. 3. Reconhecer a dependência de Px e Py em função do ângulo de inclinação da rampa. 4. Reconhecer a dependência de Px e Py em função da massa envolvida e da aceleração da gravidade. 5. Determinar o coeficiente de atrito estático e cinético. 6. Determinar a aceleração do sistema.
LEIS DE NEWTON
Lei I: Todo corpo continua em seu estado de repouso ou de movimento uniforme em uma linha reta, a menos que seja forçado a mudar aquele estado por forças aplicadas sobre ele.
Conhecida como princípio da inércia, a Primeira lei de Newton afirma que a força resultante (o vetor soma de todas as forças que agem em um objeto) é nulo, logo a velocidade do objeto é constante. Consequentemente: * Um objeto que está em repouso ficará em repouso a não ser que uma força resultante aja sobre ele. * Um objeto que está em movimento não mudará a sua velocidade a não ser que uma força resultante aja sobre ele.
Newton apresentou a primeira lei a fim de estabelecer um referencial para as leis seguintes. A