Força e Movimento
GRANDEZA ESCALAR
Aquela que fica perfeitamente caracterizada quando conhecemos apenas sua intensidade acompanhada pelo correspondente unidade de medida — exemplo — temperatura = 36ºC.
GRANDEZA VETORIAL
Para ficar plenamente caracterizada, é necessário saber: intensidade — exemplo 80 km/h; direção — representada graficamente por um segmento de reta — exemplo — norte-sul; sentido — representado graficamente por uma seta — exemplo — de sul para norte.
FORÇA
Agente físico associado à idéia de puxar ou empurrar. Trata-se de uma grandeza física vetorial, então precisamos considerar direção, sentido e intensidade. No SI, a intensidade da força é medida em Newton (N).
A força resultante de duas forças é nula ( = 0) quando estas tem mesma direção e mesma intensidade, mas sentidos opostos. Dizemos, então, que as duas forças se equilibram.
* Duas forças em equilíbrio.
Exemplo — Uma bola parada no chão só se move quando recebe uma pancada; caso contrário, ela própria não pode alterar, por si só, sua velocidade ou se pôr em movimento.
CONCLUSÃO
Força é o agente físico responsável por uma variação de velocidade do corpo.
PRIMEIRA LEI DE NEWTON OU PRINCÍPIO DA INÉRCIA
“Todo corpo continua em seu estado de repouso ou de movimento retilíneo uniforme, a menos que seja obrigado a mudar esse estado pela ação de uma força resultante externa”.
Aplicações:
— Os automóveis mais modernos dispõem de air-bag, uma bolsa plástica que infla rapidamente em caso de colisão;
— O encosto de cabeça, colocado no alto dos bancos dos automóveis;
— O Código Nacional de Trânsito proíbe o transporte de pessoas na carroceria aberta de caminhonetes e caminhões.
Todos estes equipamentos são cuidados necessários para proteger os passageiros em casos de freadas bruscas ou colisões, pois as pessoas no interior do veículo, por inércia, tendem a continuar em movimento,