Didatica Teoria da Instru o e do Ensino
Nome do aluno: Leonardo Gama Barbosa Junior
Curso: Curso de Gestão e Docência do Ensino Superior
Orientador e Prof° da disciplina: Prof. Me. Joel Pantoja da Silva
Disciplina: Didática do Ensino Superior
CAPÍTULO 03 - Didática: Teoria da Instrução e do Ensino
José Carlos Libâneo nasceu em Angatuba, cidade do interior do estado de São Paulo, no ano de 1945 e cursou o ensino fundamental e médio no Seminário Diocesano de Sorocaba (SP). Graduou-se em filosofia na PUC (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo), em 1966. Em 1984 tornou-se “MESTRE” da educação escolar brasileira e “DOUTOR” em educação, posteriormente. Em seu livro “Democratização da Escola Pública – A Revisão Crítico-Social dos Conteúdos”, José Carlos Libâneo defende um modelo de escola mais concentrada nas classes sociais menos favorecidas, onde seus métodos de ensino fossem principalmente pautados no estímulo do desenvolvimento da consciência crítica de cada indivíduo a fim de despertá-lo para a sua condição de oprimido e proporcionar a ele subsídios para que venha a se tornar um agente transformador da sociedade. Essa educação deveria servir como um instrumento de luta para a compreensão e transformação dos conceitos sociais.
Na discussão de José Carlos Libâneo, especificamente no capitulo 3, o autor vai argumentar sobre a Didática: Teoria da Instrução e do Ensino. Neste capitulo, Libâneo aborda os fundamentos da didática e seus vínculos educacionais, com o objetivo de explicar seu objeto de estudo e assim incluir seus principais temas de forma indispensável para o exercício do profissional.
A literatura pedagógica investiga a natureza das finalidades da educação como processo social, dentro de uma determinada sociedade, com a finalidade de assegurar o fazer pedagógico na escola, e na formação dos indivíduos na sociedade. Sua grandeza política, social e técnica, assegura o modo essencialmente pedagógico desta especialidade. Definindo-se assim como mediação escolar entre objetivos e