Teoricos
HPara o autor em relação à dimensão humana é o trabalho do professor em sala de aula, seu relacionamento com os alunos é expresso pela relação que ele tem com a sociedade e com cultura, ele afirma que “é o modo de agir do professor em sala de aula, mais do que suas características de personalidade que colabora para uma adequada aprendizagem dos alunos; fundamenta-se numa determinada concepção do papel do professor, que por sua vez reflete valores e padrões da sociedade”. De modo concreto, não podemos pensar que a construção do conhecimento é entendida como individual o conhecimento é produto da atividade e do conhecimento humano marcado social e culturalmente. O papel do professor consiste em agir com intermediário entre os conteúdos da aprendizagem e a atividade construtiva para assimilação. Ao considerar dimensão humana, a relação interpessoal é muito forte e o clima afetivo estabelecido no ambiente educacional é responsável, em muitos aspectos, pelo sucesso ou fracasso da aprendizagem.
PNa dimensão político-social, o autor ressalta a importância do desenvolvimento dos estudantes como cidadãos responsáveis, participantes e colaboradores para o progresso e para o desenvolvimento da sociedade em que vivem.
TPor considerar a aprendizagem como um processo intencional, o autor informa que a dimensão técnica da didática envolve aspectos como definição de objetivos, seleção de conteúdo, de técnicas e de recursos de ensino, organização da avaliação, planejamento de curso e de aula.
EO orientador ético ensina a assumir, vivenciar valores construtivos, individuais e socialmente vai organizando continuamente seu quadro referencial de valores, ideias, atitudes, tendo alguns eixos fundamentais comuns como a liberdade, a cooperação, a integração pessoal.
Estetico:
CO desenvolvimento cognitivo vai para além de adquirir e fixar informações compreende aprender e pensar, a refletir sobre informações, fazer relações entre elas, elaborar um pensamento com