A dialética socrática
TRABALHO DE REPOSIÇÃO DE FALTAS
Nome: Tayná Novoa nº 34 3ºB
Professor Gabriel – Filosofia
O que é dialética Socrática? A dialética socrática consiste em duas etapas: na expressão do filósofo de forma irônica (limitando-se apenas a interrogar), fazendo com que a pessoa que receber a mensagem se sinta inferior, como se soubesse muito pouco sobre o assunto que está sendo tratado, faz a pessoa se sentir mantendo ideias mal-estruturadas, contraditórias. Com isso, provoca o verdadeiro efeito de purificação das falsas certezas. A outra parte da dialética socrática é a maiêutica, a arte de ter ideias, fazer nascê-las verdadeiras, lembrando que tudo gira em torno da forma de expressão com o interlocutor.
Como é a dialética POLÍTICA hoje em dia? A dialética política dos dias de hoje consiste na teoria, muitas vezes contrapondo determinado tema, e dessa forma a concordância se torna mínina. Os debates políticos muitas vezes não culminam com o encontro da verdade, mas interessa lembrar que as perspectivas são conflitantes na busca do verdadeiro.
Qual é a ligação entre a dialética socrática e a política dos dias de hoje? A dialética é sempre vista como fora da realidade, porém ela faz parte da sociedade em que vivemos e assim se torna possível diagnosticar uma relação entre o método dialético e outros fatores, como a política. É necessário que sejam expostas teorias e práticas. Chamaremos “teoria” de “discurso”. O discurso, na teoria, seria a explicação da prática... é preciso ampliar o discurso com dominação, estado, burocracia, movimentos sociais etc. Sendo assim, a relação entre a teoria e a prática é o teórico e a prática, que pode acontecer com determinações alheias de quem faz o discurso, portanto a dialética socrática e