PERGUNTAS SOBRE SÓCRATES
1. O que é virtude para Sócrates?
Para Sócrates as pessoas deveriam concentrar os seus esforços em serem virtuosos, para si mesmos, para seus amigos e para a comunidade a que pertencem pois a virtude deve ser conquistada também pelo grupo humano, pela polis.
A virtude era a qualidade essencial que faz do ser o que ele é, assim é virtuoso o homem que tenta ser bom e perfeito utilizando a razão e o conhecimento para atingir esse objetivo porque essas qualidades são próprias do homem. O contrário da virtude é o vício que é caracterizado basicamente pela ignorância que é a ausência da razão e do conhecimento.
O melhor modo do homem virtuoso viver, segundo Sócrates é buscando o desenvolvimento da sua razão e do seu conhecimento e não buscando riquezas materiais que geralmente desviam o homem do caminho da virtude. Os outros valores quando estiverem ligados ao conhecimento também podem ser virtuosos.
O homem para ser virtuoso não precisa renunciar aos prazeres, a virtude deve levar o homem a uma vida perfeita não a negação dessa vida.
2. Quais os 02 paradoxos da ética socrática?
A tese socrática implicava dois paradoxos: 1) A virtude (cada uma e todas as virtudes, sabedoria, justiça, fortaleza, temperança) é ciência (conhecimento) e o vício (cada um e todos os vícios) é ignorância. 2) Ninguém peca voluntariamente: quem faz o mal, faz por ignorância do bem.
3. O que é liberdade para Sócrates?
A liberdade para Sócrates, esta no autodomínio, ou seja, no domínio de si mesmo nos estágios de prazer, dor e cansaço e na manifestação das paixões e dos impulsos. o verdadeiro homem livre é o que sabe dominar seus instintos; o verdadeiro escravo é o que, não sabendo dominar seus instintos, torna-se vítima deles.
4. Qual a concepção socrática de felicidade?
Para Sócrates, a felicidade não é dada nem pelos bens exteriores nem pelos bens do corpo, mas pelos bens da alma, ou seja, pelo aperfeiçoamento da alma mediante a virtude,