Estatística
O nome inferência refere-se a operações estatísticas em que com base em uma amostra estabelecem-se afirmações sobre uma população. Uma população é qualquer conjunto de objetos (pessoas, animais, coisas – não querendo naturalmente “coisificar” os seres humanos). Geralmente é um conjunto bastante amplo de objetos, por exemplo as pessoas de um determinado pais ou região, os representantes de uma espécie animal no planeta e assim por diante. Os elementos de uma população podem ser enumeráveis ou não enumeráveis. São enumeráveis quando podemos identificar cada um dos elementos e relacionar, por exemplo, um numero inteiro a cada um deles. Assim se por exemplo estivermos estudando uma variável X, a renda pessoal de cada uma das pessoas desta população, a renda da primeira pessoa será X1, a renda da pessoa será X2 e a renda da ultima pessoa da população será XN se a população tiver N elementos.
Muitas vezes, na maior parte dos casos não se examinam todos os elementos da população, por razoes de custo da pesquisa e de tempo. Então seleciona-se uma amostra de elementos da população. No caso em que investigamos todos os elementos da população a pesquisa é comumente chamada de censo, como é o caso do Censo Demográfico do IBGE que é realizado de 10 em 10 anos.
Os levantamentos por amostragem estão sujeitos a um erro denominado erro de amostragem ou erro amostral. Estes erros tem natureza probabilística, pois não podemos prever ou antecipar qual será o erro exato da amostra mas podemos calcular probabilidades de que o erro seja de um determinado valor. E mesmo isto só é possível quando nossa amostra é probabilística. Uma amostra probabilística é uma amostra cuja seleção é definida em termos de probabilidades de seleção dos elementos da população. Se definimos um regra de seleção da amostra a partir dos elementos da população atribuindo valores bem precisos de probabilidades de seleção para todos os elementos da população, dizemos que a amostra