A Desigualdade Social e o papel da Meritocracia e a luta de classes
FACULDADE DE ARQUITETURA, ARTES E COMUNICAÇÃO.
Comunicação Social: Radialismo.
TIAGO GAETA RIBEIRO
A DESIGUALDADE SOCIAL, O PAPEL DA MERITOCRACIA E A LUTA DE CLASSES.
BAURU 2014
TIAGO GAETA RIBEIRO
A DESIGUALDADE SOCIAL, O PAPEL DA MERITOCRACIA E A LUTA DE CLASSES.
Trabalho de Conclusão da Disciplina Realidade Socioeconômica Política Brasileira. Realizado de acordo com as temáticas abordadas pela disciplina orientada pela professora doutora Verônica Salles Pereira.
BAURU 2014
Sumário
1 - Introdução: A Situação Brasileira
2 - Sociedade Dividida por Classes
3 - O Sistema do Mérito
4 - Conclusão
5- Referências Bibliográficas
RESUMO
O presente trabalho visa apresentar um olhar sobre a realidade social brasileira, com base em aspectos históricos do desenvolvimento da sociedade humana, que será analisada conjuntamente pela ótica da ciência social. Reconhecendo a ampla desigualdade social no Brasil como um grave problema, será feita uma abordagem reflexiva sobre sua legitimação através do desenvolvimento político humano, que é organizado através de uma sociedade dividida por classes em um suposto sistema meritocrático.
Palavras-chave: Desigualdade Social. Meritocracia. Luta de Classes.
1. INTRODUÇÃO: A SITUAÇÃO BRASILEIRA.
O ano de 2014 no Brasil está sendo marcado pela Copa do Mundo realizada no próprio território brasileiro e as eleições para presidente, governadores, senadores e deputados. Fator típico desse momento eleitoral é o surgimento de manifestações públicas de vários grupos da sociedade defendendo discursos ideológicos apresentados pelos candidatos diversos. Da mesma forma, as manifestações de junho de 2013, que se iniciaram com um movimento pela revogação do aumento da tarifa de transporte coletivo, foram ampliadas para uma revolta generalizada com diversas pautas, muitas delas conflitantes entre si, provando que o