Desejo de Status1

1878 palavras 8 páginas
Desejo de Status
Alain de Botton (2005)

Status Posição de uma pessoa na sociedade; a palavra deriva do latim statum. No sentido estrito, refere-se à situação legal ou profissional de uma pessoa em um grupo (casado, um tenente etc.). Mas, no sentido mais amplo, o valor e a importância de uma pessoa aos olhos do mundo. Diferentes sociedades conferiram status a grupos diferentes: caçadores, lutadores, famílias antigas, pregadores, cavaleiros, mulheres férteis. Desde 1776, o status no Ocidente tem sido cada vez mais associado à realização financeira.
O que leva às pessoas buscarem status? Recursos, liberdade, espaço, conforto, tempo e a consciência de que se é considerado valioso e merecedor de cuidados (alvo de convites, adulações, risos, mesmo quando a piada não tem graça, consideração e atenção. Movido pelo desejo de status, o indivíduo conforma-se aos ideais de sucesso estabelecidos pela sociedade.

Desejo de Status Se nossa posição na escada social é o cerne desse desejo, é porque a concepção que temos de nós mesmos depende muito do que os outros pensam de nós. Excetuando uns raros exemplos (Sócrates, Jesus), precisamos de sinais de respeito do mundo para nos considerarmos toleráveis.
Causas do desejo de status: Falta de amor Esnobismo Expectativa Meritocracia Dependência

Falta de Amor Em geral as pessoas buscam status elevado por ânsia de dinheiro, fama e influência. Dinheiro, fama e influência podem ser avaliados mais como provas de amor, e um meio de se chegar a ele, do que como fins em si mesmos. Ser objeto de amor é se sentir objeto de preocupação.
Ser objeto de amor dos outros Nossa presença é notada, nosso nome registrado, nossas opiniões são ouvidas, nossos fracassos tratados com perdão e tolerância e nossas necessidades atendidas. Somos tratados com dignidade e, com esses cuidados florescemos.
Os benefícios do status elevado raramente se limitam à riqueza. Se uma sociedade futura oferecesse amor como recompensa ao

Relacionados

  • O papel da universidade na etica
    6746 palavras | 27 páginas
  • Feminismo e Linguagem
    11756 palavras | 48 páginas
  • O poder da vida
    48802 palavras | 196 páginas